Adubos para a agricultura biológica
Na agricultura biológica são utilizados vários tipos de adubos naturais tais como:
Cinzas de madeira:
As simples cinzas de madeira são também adubos naturais. São ricas em minérios de potássio e em calcário, que fortalecem e influenciam o crescimento do caule e promovem a floração e frutificação.
Utiliza-se apenas onde as plantas ou o solo estiverem com carência destas duas substâncias. O aipo pertence à categoria de plantas que aprecia os minérios de potássio.
Estrume seco de bovino:
Rico em nitrogénio, fósforo, abundantes minérios de potássio. Especialmente bom para roseiras e raízes leguminosas.
Estrume fresco de bovinos:
Rico em nitrogénio, fósforo e potássio. Combinação de nutrientes equilibrada e harmoniosa, suave; não utilizar em estado puro, mas submete-lo à compostagem; bom para legumes e frutos que precisam de muitos nutrientes.
Estrume de ovelhas, cabras e coelhos:
O estrume de ovelhas, cabras e coelhos conta-se entre os estrumes quentes. São ricos em nitrogénio, pelo que o jardineiro, deverá utilizá-los com cuidado. Demasiado nitrogénio pode causar estiolamento. Estes adubos devem ser sempre submetidos à compostagem, sozinhos ou misturados com outros adubos. No estado puro podem causar queimaduras.
Estrume de porco:
Contém muitos minérios de potássio, pouco nitrogénio e praticamente nenhum calcário. O aipo, o alho-francês e as framboesas dão-se muito bem com este adubo compostado.
Borra de café:
Rico em nitrogénio; utilizado para plantas que necessitam de um grande desenvolvimento foliar.
Composto:
Feito a partir da decomposição de pedaços de plantas, cascas de fruta, terra de vasos antigos, cascas de ovos, da borra de café e outros. É um adubo que contém todos os minérios necessários para a sua horta. Todas as plantas apreciam o composto.
Principais nutrientes:
-nitrogénio (N) : crescimento das folhas;
-fosforo (P) : desenvolvimento das raízes, flores e sementes.
-potássio (K) : fortalecimento e crescimento do caule, circulação da água nas plantas, promove a floração e frutificação.